Notícias
terça-feira, 27 de junho de 2017 07:59

Automação residencial é realidade

O que antes parecia algo futurista, hoje já é uma realidade. A automação residencial já pode ser acessível para muitas pessoas. Este foi o tema da palestra de Tiago Caye, sócio da empresa Domatiza, na noite de sábado (24), na Mostra Casa & Decoração Indumóveis. O evento foi promovido pela Indumóveis Internacional 2017, em parceria com o escritório Camila Preissler Arquitetura e reuniu profissionais, fornecedores e convidados.

Caye apresentou uma linha do tempo sobre os equipamentos de automação, processo que teve início em 1930. Atualmente, é possível ter o controle total de uma residência na palma da mão, por meio de aplicativos para smartphones e tablets. “A automação permite a integração com os mais diversos equipamentos. Por exemplo, o usuário pode, ao sair do trabalho, acionar o ar condicionado ou uma cafeteira, para quando chegar em casa o ambiente estar climatizado e o café pronto para beber”, explicou Caye.

Entre os benefícios de uma residência automatizada estão controle do consumo de energia, programação de horários, controle de situações de emergência, além de valorizar o imóvel. “Hoje o perfil do usuário é composto por pessoas que preservam conforto e bem estar, que desejam segurança e economia. E tudo isso é possível com um simples toque a partir do seu smartphone”, afirmou o empresário.

Após a palestra, os participantes puderam conferir de perto como funciona um ambiente automatizado. As demonstrações ocorreram no espaço Senses, projetado pela equipe Camila Preissler Arquitetura, o qual possui automação no sistema de iluminação, som, persianas e cortinas.