Segmentos › Indústria Moveleira

Indústria Moveleira

A atividade moveleira cresceu significativamente na região Noroeste do Rio Grande do Sul, especialmente nos municípios de Santa Rosa, Três de Maio, Nova Candelária e Crissiumal, onde a atividade aos poucos assume grande importância na economia, através da geração de renda e empregos. Esta expansão conta com o apoio do SEBRAE/RS e do Governo do Estado, através do Programa Redes de Cooperação. Em busca de melhores condições para seu desenvolvimento, as empresas buscaram maior representatividade através da criação da Associação das Indústrias Moveleiras do Noroeste do Rio Grande do Sul (Assinmóveis), que por sua vez deu origem a Rede InduMóveis, que deu novo impulso à organização e ao desenvolvimento das indústrias, por meio de estudos da cadeia produtiva da madeira e do mobiliário na região Noroeste do Estado.

Integram a Rede InduMóveis 20 empresas dos municípios de Três de Maio, Horizontina, Crissiumal, Santa Rosa, Nova Candelária, Santo Cristo e Boa Vista do Buricá. Onze delas industrializam um diversificado mix de móveis em série, que atendem todos os ambientes de uma residência, além de produzir móveis corporativos, e nove empresas produzem móveis sob medida, artefatos de madeira e acessórios para móveis. As empresas integrantes da rede têm um faturamento médio de R$ 120 milhões anuais, gerando cerca de 3000 postos de trabalho na região.

Os estudos realizados e as discussões promovidas pelas empresas com as entidades apoiadoras apontaram a necessidade de aproximação entre as indústrias da região e seus potenciais compradores. Para atender esta demanda, idealizou-se uma feira específica para lojistas, decoradores e compradores de redes de loja, o que possibilitou às indústrias a demonstração de seus produtos ao seu público-alvo.